A maior festa da cerveja do mundo vai encantar você

1- Roupa típica

Você vai precisar comprar uma roupa típica, caso não queira se sentir um peixe fora d’água (acredite, só uns 5% do todo não se veste à carater para o evento). A das mulheres chama“Dirndl” e dos homens “Lederhosen”. Você vai encontrá-las para comprar em praticamente todo canto, lojas, metrô, com todo tipo de preço. Separe pelo menos uns 50 euros. Até a C&A vende, inclusive, com preços acessíveis. Ah, vai estar levemente frio, então as mulheres costumam colocar meias-calças. 

2- Reserva de mesas

A não ser que você vá num grupo de 30 pessoas e queira ficar junto de todas essas pessoas, não há necessidade de reservar mesas. Chegue cedo e você facilmente conseguirá onde sentar – inclusive com outros grupos. Se permita, sente com outras pessoas, esse é o clima da Oktoberfest.

3- Dias de festa

O evento acontece todos os dias durante duas semanas inteiras e três fins de semana. Sábados e domingos, claro, são dias mais cheios, mas se prepare para ver tendas lotadas durante todos os dias de festa. O segundo fim de semana é conhecido como italiano, porque é quando a maioria dos turistas da Itália vão para lá. Até policiais italianos se dirigem para Munique para facilitar o relacionamento com os bêbados do país – e entregar flores para quem atravessa a rua direitinho.

4- Festa familiar

A Oktoberfest é uma festa familiar, que acontece dentro de um parque de diversões. Ou seja, você vai ver famílias inteiras se divertindo juntas, das crianças aos idosos. Todos vão beber – muita! – cerveja e se divertir, pegar transporte público para ir para casa e cantar e brindar juntos. É mais ou menos como uma festa agropecuária do interior goiano, só que bem diferente.

5- Hospedagem

A cidade estará muito lotada e, caso você realmente tenha interesse em ir, reserve um lugar para ficar meses antes. Não tem segredo, basta ter uma estação de metrô perto de você e você chegará facilmente até a festa.

6- Cerveja

São muitas tendas e cada uma vende sua cerveja. Cada ano uma cervejaria é escolhida como a principal e sempre há um preço padrão para a caneca, que tem um livro. O preço sobe todo ano, mas não na velocidade brasileira. Com poucas canecas você já estará bem embriagado.

7- Tendas

Não crie raiz na primeira tenda que entrar. Passeie por elas, conheça as cervejas e repare nas diferenças de cada uma. Quase todas têm suas bandas que vão tocar músicas sensacionais – de todos os países do mundo, ou seja, você vai ouvir tche tcherere tche tche.Os alemães mesmo são tradicionais e normalmente as famílias e amigos frequentam sempre as mesmas – onde conhecem também os garçons e pessoas das mesas do lado.

8- Brinde

Ensaie como brindar em alemão “Ein Prosit” porque o brinde é repetido várias vezes e um momento muito valorizado e importante para eles. No mais, se alimente e se prepare para uma das festas mais divertidas da sua vida.