O que você precisa saber para aproveitar o destino de natureza perto da capital federal

Aproveitamos um domingo meio nublado, em março de 2018, para fazer uma trilha e lavar a alma em uma cachoeira bem perto de Brasília. Saímos às 7h, rodamos 40 kms de distância e então chegamos na Cachoeira do Tororó, em Santa Maria (DF).

O carro fica estacionado na entrada da fazenda (custa apenas R$ 10) e você caminha 1,5 km em uma trilha muito acidentada. Na volta, é muito íngreme e, apesar de curta, é considerada difícil. Prepare o fôlego!

O esforço vale super a pena. A queda tem 18 metros e é uma delícia. Uma cachoeira queridinha de quem pratica rapel aqui no DF. Vale a pena passar horas só admirando. Hoje, o dia estava um pouco nublado e ainda assim foi uma delícia. Das 8h até 9h, a cachoeira foi só nossa. Logo depois, dois grandes grupos chegaram e aí já não teve tanta paz.

Para chegar até o local, saia pela QI-23, do Lago Sul, siga pela DF-140 em direção a Unaí (MG). Depois entre para o Tororó (terá placa) e rode mais uns 5 kms. O Waze nos levou direitinho. Já na região dos condomínios, depois que passar o grande prédio do centro comercial Alpha Center (à direita), você vai rodar só mais um km na rodovia e entrará na estrada de terra à direita. Não há sinalização neste ponto (CUIDADO). Mais 1,8 km de estrada de terra e estará na entrada da fazenda.

Veja mais fotos: