Em Dublin, policiais fazem rondas desarmados e carros se preparam para o mês do Orgulho Gay

Fazer a segurança de um país não é tarefa fácil. Ainda mais um país tão turístico como a Irlanda. No entanto, a ilha é muito pequena e organizada, apesar de ter em seu território uma das cidades mais visitadas do Europa – Dublin, a capital da República da Irlanda.

Mas você sabia que na Irlanda os policiais que fazem ronda não usam armas de fogo? Isso mesmo. A polícia daqui se chama GARDA (sem U mesmo). Apenas unidades especiais usam armas de fogo e somente em situações extremas.

E isso acontece também na Grã-Bretanha toda, na Islândia, Noruega, Nova Zelândia e algumas outras nações. Todos considerados países muito seguros.

Garda Traffic irlandesa
Conheça os policiais irlandeses que ganham a população pelo tratamento diferenciado

Crimes e delitos

O número de crimes como homicídio ainda é pequeno. No entanto, tem aumentado o número de registros de pequenos delitos. Dublin tem muitos moradores de rua no centro. O local é o berço do comércio e consumo de drogas. Na madrugada do último dia 11 de junho de 2019, um homem foi morto a facadas na principal via de Dublin.

Para os irlandeses, o caso assusta, mas é considerado esporádico e também com características bem peculiares de uma briga entre moradores de rua que acabou em morte. Por isso, os irlandeses com quem conversei não acreditam que a ronda do policamento armado evitaria um crime desse tipo.

Mas o que as manchetes têm destacado, infelizmente, é que a Irlanda tem registrado aumento nos crimes de insultos. Também cresceram os casos de vandalismos e crimes de racismo e violência contra estrangeiros. Sim. Ainda há muito preconceito por aqui no que diz respeito à cor da pele.

Roubo e furto de bikes

Ultimamente, outro crime muito comum é o roubo de bikes ou de parte delas, quando não conseguem arrancar os cadeados. Essa está entre as principais reclamações de quem usa as bicicletas para o trabalho ou para o lazer e precisa deixar trancada nas ruas de Dublin.

Bicicleta roubada em Dublin
Quem trabalha com sua bike, carrega cadeado reforçado

O fato é que a República da Irlanda e também a Irlanda do Norte estão em uma ilha considerada ainda segura e rigorosa no que diz respeito a ordem e organização da cidade. Mesmo com os recentes registros, nada que se compare ao Brasil.

Consciência da diversidade

Este ano, para surpresa de muitos, essa mesma polícia inovou para a segurança de um dos maiores eventos de Dublin – o Pride Festival. Durante todo o mês de junho uma extensão programação celebra o mês do orgulho LGBT+.

Para celebrar o festival e entrar no clima dos moradores e turistas de Dublin, a GARDA decorou alguns carros com as cores do arco-íris.

Garda Traffic preparada para Parada Gay em Dublin
Carros da polícia de Dublin se adequaram para o mês da Orgulho Gay

Parada Gay

Esses veículos serão conduzidos pelos policiais no dia da Parada Gay (29 de junho), no encerramento do Pride Festival.

Representantes da GARDA lembraram que é a primeira vez que isso acontece e que eles também vão se adequar, com regras de uniformes, para eventos religiosas na cidade.

“Como todos sabem, a sociedade está se tornando cada vez mais diversificada”, disseram os representantes da polícia a um jornal irish.