A líder mundial em segurança é Tóquio, a capital do Japão

Para muitos pode até ser surpresa, mas o Brasil tem duas grandes cidades entre as 60 mais seguras do Mundo. As capitais Rio de Janeiro e São Paulo aparecem na Safe Cities Index, publicada pela Revista The Economist Intelligence Unit. A capital carioca ficou na posição de número 41 enquanto a capital paulista é a número 42 no ranking geral das 60 cidades mais seguras do mundo. São Paulo aparece uma posição atrás do Rio em todas as categorias, menos em segurança digital, quando está uma posição à frente.

Gente feliz no Rio de Janeiro, sempre

O relatório, divulgado em 29 de agosto de 2019, classifica 60 cidades com 57 indicadores que abrangem segurança digital, segurança sanitária e de saúde, segurança de infraestrutura e índice de segurança geral. No topo da lista, pelo terceiro ano consecutivo, aparece Tóquio, a capital japonesa. Na avaliação desses quesitos, Tóquio somou 92 pontos de 100.

Tóquio alcançou pontuação de destaque pela estratégia de prevenção de desastres naturais, pelas baixas taxas de ataques cibernéticos e criminalidade.

A lista

Singapura aparece em segundo lugar e em terceiro lugar está outra cidade japonesa, Osaka. Na lista, a quarta cidade mais segura do mundo é Amsterdã, capital dos Países Baixos. Amsterdã aparece em primeiro lugar quando se fala de Europa.

Além de ser a 4º mais segura do Mundo, Amsterdã aparece como a mais segura da Europa

As outras seis cidades do Top 10 entre as mais seguras do mundo são: Sydney, Toronto, Washington, Copenhague, Seul e Melbourne, na Austrália.

A Revista The Economist é britânica e mostrou que sua base, Londres, ficou na 14ª posição entre as 60 cidades mais seguras do mundo. Em seguida aparece Nova York na posição número 15.

Londres ficou com a posição 14 entre as 60 cidades mais seguras do Mundo

Menos seguras

Lá no meio da lista aparecem as cidades italianas Milão e Roma, que ocupam a 29ª e 30ª posição respectivamente. E na segunda parte da lista aparecem Pequim, em 31º lugar, e Xangai em 32º na lista.

As cinco últimas cidades na lista das 60 mais seguras do Mundo são: Cairo, capital do Egito; Dhaka, capital de Bangladesh; Karachi, cidade mais populosa do Paquistão; Yangon, maior cidade de Mianmar; Caracas, capital da Venezuela; e a capital nigeriana, Lagos, última da lista e considerada a mais insegura das cidades avaliadas.

Clique aqui e acesse o relatório completo Safe Cities index.

Nesse link aqui você pode acessar o post sobre nossa visita ao parque das Tulipas, próximo de Amsterdã, a cidade mais segura da Europa.