Foi no período do povo Celta que a tradição teve início e
depois foi espalhada pelo mundo

O Halloween, comemoração do Dia das Bruxas, é conhecido mundialmente e a maioria das pessoas acha que é uma tradição dos Estados Unidos. No entanto, o Halloween tem raízes na Europa. Mais especificamente na Irlanda, quando toda a ilha ainda fazia parte do Reino Unido.

A festa nasceu durante um festival Celta, o Samhain (fim do verão). Os historiadores apontam celebrações ainda no período antes de Cristo. O evento durava 3 dias e tinha início justamente na data que equivale ao 31 de outubro. O festival era tratado como um evento pagão, homenageava o Rei dos Mortos e celebrava abundância de alimentos após as colheitas.

O Dia das Bruxas, tal qual conhecemos hoje, tomou a atual forma entre 1.500 e 1.800. Celebrado com fogueiras, fantasias e muitas brincadeiras. Transformada então em feriado nacional, a data é celebrada desde então no mundo moderno.

Casa decorada em Dublin, capital da República da Irlanda

Viagem cultural

Foi em 1845, quando a Irlanda passou pelo período conhecido como a “Grande Fome”, aproximadamente 1 milhão de pessoas imigraram para os Estados Unidos e levaram para o novo país sua história e tradições, entre elas o Halloween.

Como o mundo copia muito do que acontece pelas bandas da América do Norte, o Halloween começou a ser reproduzido em vários países em todos os continentes. Foi também na América que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween e que a tradição “doces ou travessuras” foi incorporada. E então aconteceu o processo inverso: a abóbora e a brincadeira foram incluídas também no Halloween dos britânicos e também irlandeses, que desde 1916 tem a República da Irlanda um país independente de UK.

Halloween na Irlanda
Artigos usados na América do Norte e incorporados à tradição

Halloween hoje em dia

O Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos e um dos principais eventos típicos em toda a Irlanda e também no Reino Unido. Nos Estados Unidos, em 2010, o comércio vendeu mais chocolates no Halloween do que em datas como Dia dos Namorados e a Páscoa.

Na Irlanda, o Dia das Bruxas é levado muito a sério em todos os cantos. Escolas, comércios e residências são decorados com motivos do Halloween. Há quem diga que essa festa está para a Irlanda como o Carnaval está para o Brasil.

Por cerca de 10 dias, festas temáticas, eventos culturais e pessoas fantasiadas pelas ruas são muito comuns em toda a Irlanda. O feriado de Halloween é muito aguardado pelo comércio e por todas as famílias que decoram seus lares.

O festival ainda celebra os mortos e em alguns lugares do Hemisfério Norte ainda é lembrada a época de colheitas e o início do outono. Para os jovens, a tradição é para se fantasiar, festejar e se divertir com os amigos.

Na Irlanda, com ou sem fantasia, o importante é participar da festa

Acompanhe o Vem Viajar no Instagram!